quarta-feira, 2 de março de 2011

Atividades Ecológicas podem ter contribuido para a tragédia em Nova Friburgo/RJ

As atividades esportivas e turísticas ditas ecológicas como o Trekking, moutain bike, caminhadas, acampamentos, motocross, escaladas, rapel, cavalgadas, etc... podem ter contribuido para a desestabilização dos taludes, nessas chuvas fortes caídas em Nova Friburgo.

Numa tragédia semelhante, no ano passado houve um significativo deslizamento de encostas em Angra dos Reis, soterrando casas e inclusive uma pousada (Sankay), onde a prática de esportes ecológicos (caminhadas por trilhas) era um de seus atritivos.

Vários hoteis e pousadas em Nova Friburgo que tiveram suas instalações afetadas por deslizamentos de terra, por coincidência ofereciam, em seus atrativos, atividades ecológicas/esportivas como caminhadas por trilhas, etc...

No morro da cruz, no alto do teleférico, pode-se perceber claramente a presença de trilhas formadas por atividades ditas ecológicas e que provavelmente colaboraram para os deslizamentos ocorridos ali, tanto nas vertentes voltadas para o bairro de Granja Spinelli, na altura do Hotel Olifas, como para os bairros do centro da cidade e principalmente na vertente que tende para o bairro da Vila Amélia, onde ocorreu grandes prejuizos.

https://picasaweb.google.com/ibamanovafriburgo/TragediaEmNovaFriburgo#5569045373536183010

Nesse link acima é possível ver bem claro as trilhas abertas no solo devido às atividades ecológicas/esportivas.

Certamente essas trilhas propiciam tanto os escoamentos superficiais bem como a penetração das águas das chuvas no solo fazendo com que sejam mais rapidamente saturados e dessa forma viabilizando os deslizamentos de terras.

Obviamente que estamos falando de agentes que colaboram, de alguma forma, para os processos de deslizamento de encostas. E essas atividades ditas ecológicas podem ser um desses agentes.

Acho que vale uma reflexão, pelo menos.

Zurita.